Image for post
Image for post
Cardano blockchain

Neste artigo iremos ensinar como fazer o download de uma carteira digital para Cardano, e qual o processo que deverá seguir para delegar a sua stake. No final deste tutorial, deverá estar a postos para começar a receber as suas recompensas. Pronto para começar?

Este artigo é a continuação de Como comprar Cardano? .

Instalação da Carteira Daedulus

Para delegar o seu Cardano (ADA) poderá utilizar uma carteira Daedalus ou Yoroi. A versão Yoroi, é uma carteira mais leve e que poderá ser guardada no seu telemóvel, enquanto a versão Daedalus apenas funciona no computador.

Neste artigo iremos ensinar como instalar e utilizar uma carteira Daedalus.

Começamos por fazer download. Esta carteira irá permitir-lhe guardar as suas moedas de Cardano no seu computador. Caso mude de computador poderá sempre aceder à sua carteira utilizando a chave que vamos definir mais à frente.

Image for post
Image for post
Download da carteira Daedalus

Clique em download e escolha o seu sistema operativo (ex: MacOS, Linux, Windows).

Image for post
Image for post
Escolha do sistema operativo

Após o download estar completo, prossiga para a instalação. No final da instalação, irá aparecer no seu ambiente de trabalho um ícone de atalho semelhante ao seguinte.

Image for post
Image for post
Icon da carteira Daedalus

Clique para abrir a sua carteira. No canto superior direito irá encontrar uma roda de actualização.

Image for post
Image for post
Sincronização com a blockchain

Note que na primeira sincronização a sua carteira terá que descarregar toda a blockchain para o seu computador. Assim, poderá demorar algumas horas até que tudo fique operacional. Deixe o computador ligado para que possa actualizar. Nas vezes seguintes, não necessitará de tanto tempo para sincronizar com a blockchain.

No canto inferior direito encontra a opção “Add Wallet” para adicionar uma carteira ao seu computador.

Image for post
Image for post
Adicionar carteira

Para criar uma carteira nova deverá selecionar a opção “Create”. Caso pretenda recuperar uma carteira antiga, deverá optar pela opção “Restore”.

Image for post
Image for post
Criar nova carteira

Crie um nome para a sua carteira e defina uma palavra-passe. ATENÇÃO: Escreva a palavra-passe que definir num local que não se esqueça, de preferência em papel. Esta é a palavra passe que terá que utilizar cada vez que quiser levantar fundos da sua carteira ou fazer qualquer tipo de transferência.

Image for post
Image for post
Registo de nova carteira

Após definir e a apontar a palavra-passe, clique em “Create Shelley Wallet”. De seguida, irá receber uma frase de recuperação. ATENÇÃO: Esta frase será necessária utilizar cada vez que queira recuperar a sua carteira caso, por exemplo, mude de computador. Deverá escrever a sequência de palavras que lhe vão mostrar num papel, juntamente com a sua palavra-passe (spending password).

A mensagem no ecrã abaixo diz-lhe que:

“No próximo ecrã, irá receber uma lista de 24 palavras que deverá escrever num papel e guardar num local seguro. Esta lista de palavras é a frase de recuperação (recovery phrase) da carteira que está a criar.

A forma mais simples de manter a frase de recuperação segura é nunca guardá-la digitalmente ou online. Se decidir utilizar um serviço online, tal como um gestor de palavras-passe com uma base de dados encriptada, o correto uso da mesma será da sua responsabilidade.

Utilizar a frase de recuperação é a única forma de recuperar a sua carteira se o seu computador se perder, avariar ou deixar de funcionar. “

Deverá confirmar que leu o aviso ao clicar na caixa abaixo. Ao clicar irá também confirmar que mais ninguém está neste momento a ver o seu ecrã e que mais ninguém tem acesso à sua palavra de recuperação e, consequentemente, ninguém mais irá usar a sua carteira.

Image for post
Image for post
Frase de recuperação

A frase é constituída por 24 palavras. Copie cada palavra na ordem exacta para um papel e guarde-o num local seguro. Para aceitar clique em “Yes, I have written down my wallet recovery phrase” (Sim, eu apontei a minha frase de recuperação).

Image for post
Image for post
Frase de recuperação

Escreva a frase de recuperação que apontou para confirmar que está tudo a postos para a sua carteira.

Image for post
Image for post
Frase de recuperação (confirmação)

Confirme novamente que escreveu de recuperação e que reconhece ser esta a única forma de recuperar a carteira em caso de perda ou avaria.

Image for post
Image for post
Confirmação de aceitação dos termos

Deverá neste momento encontrar um menu semelhante com o abaixo mostrado. Este é o menu principal da sua carteira onde poderá ver o seu saldo e monitorizar as suas transações.

Image for post
Image for post
Painel principal da carteira

Após estar sincronizada, o próximo passo será depositar os fundos da Exchange para a sua carteira pessoal. Para isso, deverá clicar em “Receive” e utilizar qualquer um dos endereços que aparecem abaixo.

Image for post
Image for post
Lista de endereços disponívies

Ao clicar em Share, terá a opção de copiar o endereço da sua carteira. Clique em “copy address” para copiar o endereço. Confirme bem o endereço pois este passo será crítico para que receba correctamente os fundos na sua carteira. Este endereço funciona como o seu “IBAN”, ou seja, um identificador único da mesma. Copie e cole como endereço de destino na sua conta da exchange. Para exemplificar, iremos mostrar o envio de fundos para a carteira através da plataforma Kraken. Comecemos por selecionar a opção Withdraw.

Image for post
Image for post
Transferência da plataforma Kraken

Agora, terá que selecionar a carteira de destino e colocar o endereço que copiou.

Image for post
Image for post
Transferência da plataforma Kraken

Após recebidas as moedas, poderá ver no menu transações a confirmação de recepção no menu “Receive”.

Image for post
Image for post
Registo de transacção de entrada de fundos

No canto superior esquerdo irá encontrar o menu para delegar (staking).

Image for post
Image for post
Botão de Staking

No menu “Stake Pools” procure pelo ticker RIVER.

Image for post
Image for post
Escolha da Stake Pool

Clique em RIVER e escolha a opção “Delegate to this pool”. A partir de agora, as suas moedas estarão delegadas à Riverpool e poderá começar a receber as suas recompensas. Para ver quantas recompensas já recebeu, poderá selecionar o menu Rewards.

Simples, não foi? Esperamos que este guia tenha sido útil!

Não se esqueça de visitar o nosso site e deixar um gosto neste artigo caso o tenha ajudado.

Qualquer questão não hesite em contactar-nos em info@riverpool-crypto.com.

A divulgar a comunidade Cardano pela língua Portuguesa

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store